O que são Tags?

> ver mais

botao - fechar

Tags associadas a este conteúdo fig -  O que são Tags?

Clique em uma das tags abaixo para encontrar mais conteúdo sobre o assunto

> Escolhidas pela equipe Minha Vida

> Escolhidas pelos leitores ver todas

Faça sua avaliação gratuita e descubra como emagrecer com saúde

(ex:65,5)
(ex:1,62)

Especialistas ///

Conheça todos nossos especialistas

Palavras mais buscadas ///

Receba por email ///

Receba no seu email todo o conteúdo e novidades Minha Vida

Sobrepeso e obesidade estão ligados à fase de amamentação

Risco de sobrepeso é maior quando bebês comem papinha antes dos seis meses

Por Minha Vida Publicado em 5/2/2010

enviar para amigos enviar para amigos Facebook icone RssRSS
tamanho da letra: A- A+

Esperar mais tempo para começar a dar alimentos sólidos a recém-nascidos pode evitar com que eles se tornem adultos gordinhos.

Segundo um estudo da Universidade de Copenhagen (Dinamarca), quanto mais tarde as papinhas forem introduzidas na dieta dos bebês, menores são os riscos dessas crianças tornarem-se adultos com sobrepeso ou obesos. Ainda que os dados não sejam conclusivos, alguns estudos mostram que o leite materno protege a criança contra a obesidade.

A Organização Mundial da Saúde recomenda que os bebês sejam alimentados no peito, principalmente nos primeiros seis meses de vida. A pesquisa analisou pouco mais de 5 mil homens e mulheres nascidos em Copenhague entre os anos de 1959 e 1961. Nessa época, os pais eram instruídos a começarem a dar comida entre quatro e seis meses de vida da criança, mas muitos deles começavam antes. 

Metade dos analisados foi alimentada com leite materno por pelo menos dois meses e meio. Enquanto outra metade, já passou a receber comida sólida a partir dos três meses e meio, em média.

Desses, 17% recebeu alimentos sólidos antes dos dois meses e 46% não começou a comer até os quatro meses. No primeiro ano de vida, bebês que eram amamentados possuíam menor Índice de Massa Corporal (IMC).

Os pesquisadores encontraram correlação entre a idade de introdução de alimentos e o IMC dos participantes na idade adulta. A cada mês de atraso de início de cardápio com alimentos sólidos, o risco de sobrepeso diminui entre 5% e 10%. 

De acordo com a pesquisa, a melhor maneira é esperar até os seis meses de vida para começar a dar sólidos para os bebês, porém isso não significa ser rígido em relação a isso.

Pois alguns bebês precisam de alimentos complementares antes dos 6 meses, mas o ideal é não dar este tipo de comida antes dos 4 meses. 

Este conteúdo ajudou você a se sentir melhor consigo mesmo e com os outros?

Obrigado por responder!

O que são Tags?

Tags associadas a este conteúdo

Clique em uma das tags abaixo para encontrar mais conteúdo sobre o assunto

> Escolhidas pela equipe Minha Vida

> Escolhidas pelos leitores ver todas

Gostou desta matéria?
Aproveite e receba o nosso conteúdo em seu email. São dicas, matérias, testes, receitas, guias e muito mais!
Clique aqui para receber o nosso conteúdo.

Fórum /// Últimas discussões

KCG. Também eu tenho tido imensas dores de cabeça devido à raquianestesia. Levei-a em dezembro de 2009 e até hoje, quase Setembro de 2010 continuo com dores. Gostava de saber ao final de quanto te ... por Cuf

Ler mais Responder

Olá, tenho uma filha de 13 anos e quando ela era bebê também mamava muito. Eu vivia azeda porque ela vomitava bastante. Descobri através de exames que ela tinha refluxo. Quando o alimento retorna ao ... por Anakarol

Ler mais Responder

Voltar ao topo da página

Minha Vida - Saúde Alimentação e Bem-Estar

RSS RSS

Prêmio IBest 2008
Melhor site de Saúde